terça-feira, outubro 13, 2015

Moda | Armário Cápsula - Na Teroria


Quem segue esse blog a algum tempo percebeu que a cara dele passou por várias etapas, desde super rosa, colorido, até o que é hoje, clean, e básico, posso considerar que esse espaço também entrou na minha saga minimalista. E o post de hoje é sobre esse novo desafio na minha vida, e agora oficialmente - eu acho - que começo a me achar. Eu simplesmente não aguento mais querer sair para algum lugar e me deparar com um guarda-roupa abarrotado de roupas sem utilidade, não saber qual peça fica legal com qual peça, e acabar usando sempre as mesmas coisas.

Fui em busca de uma solução para o quanto antes para o meu problema (Sim, encaro isso como problema porque já deixei de sair, me estressei, briguei com pessoas por causa disso) e não quero mais minha vida assim. De cara me deparei com o blog da Gabi do Teoria Criativa. Ela passou um pouco mais de um ano compartilhando as peças do seu armário e os looks que criava com elas e resolveu transformar seu guarda-roupas em algo completamente minimalista, vivendo com apenas 37 peças de roupa... pirei com a ideia, e não tirei mais isso da cabeça. A Gabi também está passando pelo processo de criar um Armário minimalista, um armário capsula e desde então ela tem servido de inspiração total para mim {e eu amei isso}.Esse post e todo o blog dela foi o que abriu meus olhos e minha mente, logo vi que {a principio} seria a solução dos meus problemas.

A ideia é muito simples: Você teria que separar uma quantidade razoável de peças para usar durante um determinado tempo, por exemplo 40 peças entre blusas, calças, shorts, sapatos, casacos, vestidos, etc... para usar durante todo o inverno, que são 3 meses. Nesse período as roupas de outras estações podem ficar guardar ou serem vendidas/doadas, fica a sua escolha. Vale ressaltar também que durante esse período não se deve comprar nenhuma peça nova, exceto se alguma peça das 40 que você escolheu a principio rasgue, manche ou aconteça algum acidente com a mesma. (A quantidade de itens e o tempo depende da escolha da pessoa)

Na hora de organizar o seu armário você pode perceber que precisa de uma peça útil para o inverno, por exemplo, um casaco, então pode compra-ló. Mas o ideal é que use roupas que já tenha. E durante os 3 meses você pode guardar o dinheiro que normalmente gastaria com roupas, para comprar algo que queria ou comprar algumas peças que precise na próxima estação.

A ideia é totalmente ligada ao conceito do minimalismo, esse que por sua vez é ligada ao consumo consciente e descarta um pouco as tendências, já que uma mesma peça pode ser usada por muitos anos na mesma estação.

É claro que tem benefícios ao optar em aplicar tudo isso na sua vida:
- Não gastar dinheiro com peças passageiras
- Não ter mais aquela sensação de abrir o guarda-roupa e não saber o que vestir.
- Otimizar o espaço no seu guarda-roupa, que não ficará cheio de roupas.
- Economizar tempo se arrumando (Maridos, namorados, homens em geral amarão hahaha)
- E o principal: Descobrir o seu estilo, se vestir como realmente se sente bem.

Acho que o último item dessa lista é um dos principais influenciadores da minha escolha, sinto que ainda não sou 100% eu, não me libertei ainda! É hora de começar a me vestir para mim e esquecer da opinião dos outros em relação a isso.

Pode parecer bobeira, mas estou um pouco receosa... Já que pretendo fazer por 3 meses, e o medo de ficar repetindo as peças direto, não ter a criatividade que acho que teria em montar. Apesar de saber que viver com poucas roupas é completamente comum para algumas pessoas, mas terei que me adaptar. Será melhor a mim mesma!

O meu processo de separar as roupas para usar durante a primavera, se inicia hoje... preenchi o planner do armário cápsula que a Gabi disponibilizou no blog dela em português. E darei partida a tudo, deixarei mas peças neutras (preto, branco, cinza) e algumas coloridas (porque é primavera né?) que deem para usar com as neutras. Guardarei algumas para outras estações que chegaram, doarei algumas e venderei na minha lojinha do enjoei peças que nunca usei (principalmente). É estranho imaginar que o jeito que eu gosto de me vestir é totalmente ao contrario do que me visto nos dias atuais.

Se você quiser aplicar isso tudo a sua vida também e tem um monte de roupas uma das dicas é: geralmente escolha cinco partes de cima (blusinhas, camisas, jaquetas, cardigãs, etc.) para cada parte de baixo (calça, short, saia, vestido, macacão, etc.)

Então, estamos combinadas(os)? Em breve, teremos posts com a escolha das peças que deixarei e falarei mais sobre o desafio do armário cápsula!

E você? Toparia o desafio de reduzir o seu armário e otimizar o uso das peças de roupas?
Conta para mim!