terça-feira, abril 04, 2017

Organização | Os segredos de um guarda-roupa minimalista

Um dos maiores benefícios do Minimalismo é a gente poder aplicar os conceitos no nosso guarda-roupa. Ter um guarda-roupa funcional e inteligente é fator transformador na vida de uma pessoa, acredite em mim. Mas então, o que significa ter um guarda-roupa minimalista?


Funcionalidade
Ter roupas e acessórios que combinam com seu estilo de vida é o que torna um guarda-roupa funcional. Ele funciona pra você, ele atende as suas necessidades. Aqui o segredo é pensar em todas as atividades que a gente realiza no dia a dia e, a partir daí, montar combinações (leia-se looks do dia) que funcionam para todas essas atividades.  Pense na sua ocupação principal, trabalho ou estudo ou trabalho + estudo, e nas suas ocupações secundárias - o que você gosta de fazer nas horas livres, seus hobbies, suas atividades de fim de semana.

Quantidade
O guarda-roupa minimalista pode ser total relacionado a um armário-cápsula e quando criamos essa relação imediatamente pensamos em quantidade - quantas peças eu devo ter no meu armário-cápsula, 26, 33, 40?

Vou ser honesta com vocês, criar um armário-cápsula é um exercício maravilhoso e super válido (estou até programando o meu para o próximo verão) mas, a longo prazo, a questão de ter, ser obrigada a ter ou se impor um número x de peças pode se tornar um fator limitante quando pensamos em liberdade e expressão através da moda, sabe? Pra mim, ter um armário-cápsula é uma ótima maneira de praticar desapego, criatividade, autoconhecimento e consciência de consumo, mas ele não é o produto final. Ele faz parte da evolução até chegarmos a um guarda-roupa minimalista que combina com você e não necessariamente precisa ter 33 peças porque alguém disse que sim, entende?

Qualidade
Mais importante que impor uma quantidade é valorizar a qualidade das peças que entram no seu armário. Dessa forma, o Minimalismo também abrange as questões socioambientais e trabalha a nossa consciência dentro do mercado da moda. É importante acender essa luzinha. Quando priorizamos a qualidade versus a quantidade, passamos a pensar em custo-benefício de uma peça. O seu preço em relação a quantas vezes você vai usá-la - e quantas combinações você consegue fazer com ela. E eu vou te contar um segredo: nessa conta aí, a qualidade sempre ganha.

Inteligência
Um armário inteligente é aquele que foi pensado. Pensado por você e pra você! Identificar o seu estilo pessoal, saber o que veste legal no seu tipo de corpo e encontrar um equilíbrio entre peças clássicas e tendências é o segredo pro seu armário tirar nota 10, pense nisso!

Praticidade
Todos esses fatores juntos levam à praticidade. Nada de abrir as portas do armário e ficar pensando "não tenho roupa pra sair". Lembre-se de que cada peça que entrou ali foi avaliada por você nos quatro quesitos acima e se ganharam um espaço no seu guarda-roupa é porque vieram para trazer praticidade na hora de se vestir!

Eu ainda estou no processo de montar o meu, já me desapeguei de muita coisa que não usava nem morria de amores, mas ainda tenho muito o que aprender!