quinta-feira, fevereiro 16, 2017

Moda | Armário Cápsula - Organização e Planejamento

Comecei explicando o que era o armário capsula nesse post aqui, hoje vou dar umas dicas de como se coloco em pratica. Para facilitar na organização , todas as peças que não forem da estação,  você pode , tirar do guarda-roupa e guardar em baixo da cama, em uma mala no maleiro ou onde preferir. Procure organziar o guarda roupa por cores (isso facilita bastante), e se puder usar cabides iguais melhor ainda.

Uma boa opção na hora de ajudar a organizar as peças do seu novo armário e ter um planner, ou uma check list bem detalhada daquilo que esta em uso, peças que estão quardadas, as futuras (poucas) compras e assim por diante. Eu que adoro uma listinha, particularmente acho que elas ajudam e muito na organização. Aqui mesmo você pode baixar seu planner.


Durante esses meses de "detox fashion", você pode guardar o dinheiro que normalmente usaria para comprar roupas e, no próximo armário cápsula da estação seguinte, usar suas economias para fazer boas compras de itens que você realmente precisa. Se não precisar de nada, guarde para a estação seguinte. Mas todo mundo nasceu para o minimalismo  ou, tem o habito de lidar com a repetição constante. Por esses e outros motivos, o armário cápsula não funciona para todo mundo(por isso no inicio do post falei sobre pensar sobre seu lifestyle e se este metodo realmente é para você) . Mas se você está com vontade de tentar, saiba que requer esforço (ou um empurrãozinho da vida). Além de dar um certo trabalho para planejar, você vai precisar se desapegar tanto de algumas roupas quanto da ideia de não repetir looks.  A parte bacana disso tudo é que criar seu ármario cápusla é que é um exercício super legal de criatividade autoconhecimento, consumo consciente a parte ruim é que é você vai precisar se dedicar a ele. 

Os benefícios
  • Aproveitar melhor as peças que você já tem. Às vezes, temos tantas roupas no guarda-roupa que fica até difícil ser criativa nas combinações. Quando você limita o número de peças, consegue veriar o que tem.
  • Economizar: Você não compra roupas novas o tempo todo, portanto pode organizar melhor seu orçamento ou então usar gastando com o que realmente precisa. 
  • Usar só peças que ama muito. Isso é um princípio!
  • Otimizar o espaço no seu guarda-roupa, você visualiza melhor o que tem e consegue montar combinações com mais facilidade.
  • Não ter mais aquela sensação de não saber o que vestir .
  • Gerenciar melhor sua variação de peso e como isso afeta a quantidade de roupas novas que você compra.
  • Descobrir o seu estilo, pois montar um armário cápsula nada mais é que um exercício de auto-conhecimento.
Fazer um exercício como esse leva a gente a refletir sobre o que consuminos, pensar cada vez mais na sustentabilidade entre várias outras coisas. 
Depois que você constrói a sua cápsula-base,  vai por mim! é muito mais fácil  a gente perceber que não precisamos mais comprar e ter tantas roupas no intuito de montar um armário funcional e estiloso. Bacana também notar que aquela peça, que antes parecia perdida, ganha várias funções específicas além de diversas formas de uso. Seguindo essa rotina  consumindo menos (e tendo até menos desejo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário