quinta-feira, outubro 20, 2016

Design Grafico | Part 2 - Programas Utilizados

Design gráfico é uma técnica de criatividade que utiliza imagens e textos para comunicar algo, desde produto até ideias, que foram explicadas na primeira parte [clique aqui] . O trabalho do designer gráfico está tão impregnado no nosso cotidiano que nem nos damos conta. São anúncios, logotipos, símbolos, livros, jornais, revistas, etc.



Alguns programas específicos são utilizados pelos designers gráficos, os quais serão explanados resumidamente aqui:


Corel Draw: Aplicativo para ilustração vetorial, bastante utilizado na criação de logotipos, flyers, cartazes, anúncios, banners e demais peças. O Corel Draw perdeu um pouco seu espaço depois que o Illustrator chegou. Muitos profissionais dizem que a plataforma de impressão do Corel Draw é excelente, no entanto, em alguns países o Corel é conhecido como o programa que faz capa de trabalhos infantis. Em grandes agências, até mesmo brasileiras, seu uso foi totalmente substituído pelo Illustrator.

Illustrator: Executa praticamente as mesmas funções do Corel Draw, mas de forma muito mais eficiente e excelente, além de carregar consigo o peso do nome Adobe. O Illustrator não tem a fama de travar no meio de um trabalho pesado, como no Corel. Há quem diga que para evoluir como designer gráfico é necessário migrar do Corel para o Illustrator.

Photoshop: Talvez o aplicativo mais utilizado do pacote Adobe, o Photoshop surpreende a cada nova versão, sempre aprimorando, sempre inovando, desde interface à agilidade nas suas funções. Antes, o que demorava uma hora para ser feito, agora demora vinte minutos para ser realizado. Esse aplicativo de edições de imagens é conhecido mundialmente!

InDesign: É o sucessor do PageMaker e é considerado por muitos profissionais como o melhor aplicativo para diagramação. Com ele é possível diagramar um livro todo, por exemplo, e obter um PDF para impressão com confiança e qualidade.

O designer gráfico vem ganhando espaço no mercado, devido o surgimento de novas mídias e do crescimento das que já existem. A publicidade, a internet, a telefonia celular e a mídia são o principal campo de trabalho de um designer gráfico e, por estarem crescendo tanto, o trabalho do designer gráfico vem sendo cada vez mais solicitado pelas grandes empresas. Entretanto, alguns profissionais dessa área ainda optam por trabalhar como autônomo, na prestação de serviços até mesmo para grandes empresas ou para empresas pequenas de design.