sexta-feira, agosto 05, 2016

Organização | Dicas para uma bolsa organizada

Geralmente o hábito de carregar uma infinidade de coisas na bolsa nasce com a rotina de estudos e trabalho, afinal, passar o dia todo fora de casa exige itens de higiene, maquiagem, eletrônicos, etc… Mas uma bolsa muito cheia e desorganizada pode afetar sua coluna além de impedi-lá de encontrar o celular na hora que ele começa a tocar ou as chaves, quando está em frente de casa. Quem nunca?!  Pensando nisso, separamos 6 dicas para organizar e manter sua bolsa organizada.

Só o necessário
Olhe com carinho para a sua bolsa. Será que todos os itens estão realmente sendo usados? Você leva todo o kit de maquiagem e acaba usando “o de sempre”, ou carrega aquele livro com a esperança de termina-lo mais rápido?  Comece fazendo esta “limpa”.

Verifique sua agenda
Na noite anterior confira as atividades do dia seguinte e retire da bolsa o que não terá utilidade.

Separe por categoria
Para encontrar os itens com facilidade, separe os objetos por categoria, como itens de higiene, maquiagem, eletrônicos e coloque-os em necessaire

Refil de bolsa
Para quem acaba esquecendo uma coisa ou outra quando troca de bolsa, desenvolveram o refil ou organizador de bolsa. Nele, devem ficar os itens que não podem faltar na rotina. Além de tornar mais ágil o momento da troca de bolsa.

Cada item em seu lugar
Para manter sua bolsa organizada, eleja um lugar específico para cada objeto e se esforce para coloca-los em seu devido lugar, sempre. Desta forma, você saberá onde cada coisa está, até no escuro.

De olho na coluna
Sabemos que uma bolsa pesada afeta a coluna, veja o que pode ser repensado na sua rotina.


  • Se você precisa carregar computador e caderno opte por uma mochila, pois as duas alças dividem o peso da bolsa diminuindo a sobrecarga nos ombros. Para quem não gosta de mochilas, ou não pode usar pelo ambiente de trabalho, escolha uma pasta para cadernos e notebook.
  • Se possível, opte por alças transversais, assim o peso da bolsa não se concentra apenas no ombro.
  • Durante o dia-a-dia lembre-se de corrigir a postura, mantendo a coluna reta ao caminhar e evite dobrar o braço ao carregar a bolsa.

Algumas mudanças simples como estas podem tornar sua rotina mais prática e organizada. Vale usar a criatividade e aproveitar o que você tem em casa para montar os nécessaires e até mesmo o refil de bolsa.