segunda-feira, outubro 19, 2015

Moda | Armário Cápsula - Na Pratica

Depois de toda a decisão tomada, é hora de colocar a mão na massa literalmente e construir esse tal Armário Cápsula, ontem enfim tomei coragem para tirar definitivamente da minha vida tudo o que eu não usava mais, o que nunca havia usado e ainda sim estava lá ocupando espaços. Se não sabe do que estou falando {clica aqui} que eu explico tudo! 

HORA DE DESAPEGAR... OPS, DA LIMPEZA

Tirei exatamente tudo-tudo do guarda roupa e espalhei pelo quarto, assim tive uma breve noção de tudo o que tenho e de tudo o que eu gostaria de usar, tudo o que eu não uso por nada, tudo o que uso por frequência, das roupas que não daria para vender ou doar, e as roupas que venderia ou doaria, exatamente nessa ordem. Essa parte foi a mais complicada porque no final parecia que eu andaria sem roupa nenhuma por aí, de tão poucas que restaram. Mas enfim, as peças que eu gostaria que continuassem a ativa ao decorrer da separação eu coloquei em cima da cama separando elas das demais. (Lembrando que eu não me foquei em números, isso varia para cada pessoa... você tem que limitar um número que seja suficiente no seu dia-a-dia ou como achar melhor).

Mas o importante nesse processo é não ter dó! Por mais que eu tenha apego com as minhas coisas a pergunta decisiva que eu fiz a mim mesma foi: Por mais quanto tempo elas ficariam lá ocupando espaço? Sem nenhuma utilidade? Enquanto poderia estar ajudando para alguém que realmente usasse ou ganhasse uma grana extra com elas?

Me senti livre ao terminar porque percebi que agora sim começo a definir o meu estilo e gastarei meu dinheiro com coisas realmente úteis na minha nova vida.

Dobrei tudo direitinho e separei em sacos grandes em 6 categorias:
o que continuaria usando: Peças que gosto, tenho apago e poderia usar em outras estações.
para ficar em casa: Precisa né?!
o que doaria: Peças que já usei e não gosto mais. 
o que venderia: Peças que gosto, mas não uso.
o que tentaria salvar (fazendo DIY): transformar algumas peças em outras diferentes.
e o que jogaria fora: Peças antigas, sem salvação

Depois de separar os 2 sacos das que não teriam salvação tirei da minha frente para não se misturar com as outras e essas ficaram aqui no quarto para dar a cada uma seu devido destino o quanto antes.

FINAL O QUE FICOU PARA O ARMÁRIO?


Como já havia falado no post anterior uma das dicas é: para cara peça inferior teria que ter pelo menos 5 peças superiores que combinasse. E eu segui arrisca esse tópico. Separei na maioria peças básicas e neutras que combinassem entre si, mas sei que vou querer usar algumas roupas coloridas, então separei desse tipo também (que combinem com as outras, é claro!), e após fiz uma lista com as peças que acharia necessário ter para saber se precisaria comprar alguma coisa extra. 

Quais foram os itens que levaram as escolhas das minhas peças:
- Que eu pudesse usar todos os dias sem enjoar
- Que pudesse usar tanto de dia quanto a noite
- Peças preferidas
- Que combinassem com tudo o que eu tenho

Apesar das peças coloridas, minha paleta de cores principais ficou basicamente em preto, branco, cinza e verde. E pretendo fazer totalmente minimalista para a próxima estação <3 Mas vamos focar nessa por enquanto...

Depois de terminado tudo eu sentei com calma e comecei a analisar se algumas peças tinha a necessidade mesmo de continuar ou não, e eu consegui imaginar perfeitamente cada delas com outra diferente, podendo assim montar inúmeros looks (que é o que eu busco). Como já comentei não delimitei um número máximo, apenas gostaria que fosse menos que 45 (Podem achar pouca coisa, mas não, não é! Com as que escolhi conseguirei me virar por mais de 4 meses totalmente - espero né? -).

Minha listinha: (Lembrando mais uma vez que não é regra - longe disso - fiz essa lista para me organizar melhor!)

Tudo marcado já está certo! O extra são peças que usarei quando for necessário, estão guardadas em uma das gavetas. Ao total finalizei com 39 peças (se não me engano) e fora as que eu quero comprar para completar.


NA WISHLIST

Eu achava que não precisaria comprar mais nada, porém percebi que tenho sim... Mas iniciarei o processo sem essas peças (Já que gastei muito esse mês) e comprarei em algum achadinho da vida (Comprarei somente essas citadas e não aceito pagar caro)

Também defini regras:
- Não posso comprar nenhuma roupa/sapato novo durante esses meses (exceto algum achadinho para o próximo armário) 
- Se achar as peças da Wishlist posso comprar (repito: desde que não pague caro por elas) 
- Posso comprar itens como lingerie, roupas para ficar em casa, acessórios e bolsas. 
- Caso ocorra algum acidente com alguma peça, eu posso comprar outra peça igual para substituí-la. 
- Se eu ganhar alguma roupa nesse período, eu não posso usar para sair. Ela vai ser guardada com as outras roupas e eu só poderei abrir na data final. 
- Não posso desistir também. 

Vou criar uma série de posts para acompanhar a minha evolução nesses próximos meses. Espero que vocês gostem e que eu consiga finalmente chegar na minha tão sonhada vida funcional! 

Dedinhos cruzados e mãos à obra! E vamos nessa... Começo tudo hoje mesmo, porque não sei esperar.

O que vocês acham disso tudo? Deixem suas opiniões hein...